Com o avanço da tecnologia, não só a técnica cirúrgica, como as lente intraoculares melhoraram muito ao passar dos anos, ao ponto de não entendermos mais a cirurgia da catarata apenas como uma correção de uma doença, mas como uma cirurgia refrativa. Hoje, com a técnica correta e a escolha da lente intraocular adequada para cada paciente, podemos diminuir em mais de 90% a dependência do óculos dos pacientes, impactando muito positivamente sobre a qualidade de vida.
Mas qual vantagem de cada Lente e como escolher?
A escolha é individualizada de acordo com a refração (grau) prévia do paciente, tamanho do olho, expectativa, exigência refracional e atividades do paciente. Por exemplo. um paciente que tem grande exigência do ponto de vista estético e não gosta do uso de óculos teria muita motivação para uso de uma lente Tri/Bifocal. Já um paciente que já fez cirurgia refrativa a laser no passado ficaria bastante desconfortável com as lentes esféricas e é preferível o uso de lente asférica. Essas são apenas situações hipotéticas de como escolher a melhor lente intraocular.
Fazendo um breve resumo sobre as lentes intraoculares, podemos indicar lentes esféricas, asféricas, de foco estendido (EDOF), tóricas, bi/trifocais e bi/trifocais tóricas. Nas bi e trifocais é possível a independência dos óculos.
Visão com catarata moderada
Pós correção com uso de lente ASFÉRICA. Melhor qualidade de imagem
Pós correção com uso de lente ESFÉRICAO paciente que apresenta astigmatismos maiores que 0,75 podem ser beneficiados pelas lentes ASFÉRICAS TÓRICAS, que irão corrigir esse astigmatismo e diminuir e muito a dependência do óculos, muitas vezes sendo necessário destes apenas para perto. Os pacientes portadores de outras doenças como glaucoma e doenças da retina ao operarem a catarata, podem também optar pelo implante dessas lentes esféricas, asféricas e asféricas tóricas.
Precisamos ter cuidado na indicação dessas lentes pois nem todos são candidatos a usar todas as lentes.
Visão do paciente com implante de lente bi ou trifocal
Entenda melhor como fazemos a seleção da lente intraocular para o paciente nessa apresentação.Catarata LIO (2).pptx
Saiba mais sobre as lentes intraoculares falando diretamente com o Dr. Jaime Martins